h1

Paulo Freire

PauloFreire

PauloFreire

As principais idéias de Paulo freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O Método Paulo: Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, que criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo, Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.

Etapas do método

  1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
  2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e a crítica do mundo, para uma postura conscientizada.

Qual a Função da Escola?

450px-method_paulo_freireA escola em si, desde os primórdios da civilização teve como objetivo principal o de educar e transmitir conhecimento aos seus alunos, para que estes se tornassem cidadãos conscientes dos problemas da sua sociedade e pudessem no futuro melhorar o mundo em que vivemos. Mas atualmente, a escola se tornou muito mais que um simples local de estudo, se transformou em uma segunda casa para os alunos, pois agora existem muito mais matérias para serem estudadas, muito mais conteúdo, além de existir escolas com período integral, onde o aluno passa o dia todo na escola.

Deixe um comentário