h1

Acordos mundiais

junho 15, 2009

Conscientização sobre o meio ambiente


O Desenvolvimento sustentável, é um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar e, ao mesmo tempo, promover a coesão social e impedir a destruição da natureza.
Por isso coloca em questionamento o modelo de produção e consumo ocidentais, que ameaça o equilíbrio do planeta. Onde não se preocupam com os problemas á longo prazo.
A formulação do conceito de desenvolvimento sustentável implicava o reconhecimento de que as forças de mercado abandonadas à sua livre dinâmica não garantiam a não-destruição dos recursos naturais e do ambiente.

Na Eco-92, cúpula realizada no Rio de janeiro, essa expressão foi o centro das discussões.
Desde então, em um extremo se situam os ecologistas puros e radicais, que defendem um crescimento zero para pôr fim aos esgotamento dos recursos.

O Protocolo de Kyoto (1997) visa sobre a redução dos gases que produzem o efeito estufa.
Mas esse enfoque é solidário apenas em relação à natureza e não aos países em vias de desenvolvimento que criticam que não podem interromper um crescimento que ainda não se iniciou.

O termo desenvolvimento sustentável não facilitou as discussões no Rio de Janeiro há exatamente dez anos, onde os países do Norte tentaram defender o direito a um ambiente saudável e os do Sul, que simplesmente queriam o direito de se desenvolver, mas nunca foram aplicadas.

O desafio do Rio +10 será concretizar esses compromissos que combinam desenvolvimento econômico, social e cuidado com o ambiente.

Deixe um comentário